Tipos de Parafusos

Tipos de Parafusos

Tipos de parafusos

Tipos de parafusos a venda na Patrinox Parafusos | Loja de parafusos

Abaixo, uma relação dos tipos básicos de parafusos usualmente utilizados e seus materiais.
Tipos de parafusos – Básicos
Listas de parafusos para aplicações específicas ou de fabricação diferenciada

Parafusos para paredes ocas – Os parafusos com asas de mosca e parafusos de expansão são usados para prender objetos leves, como quadros, em paredes ocas. As asas do parafuso com asas de mosca abrem dentro da parede por uma mola. Os parafusos de expansão são colocados numa bucha de expansão, que aumenta quando o parafuso é apertado.
Parafuso para madeira – Esses parafusos são feitos de aço, mas também são encontrado em latão, níquel, bronze, para uso em ambiente com perigo de corrosão.
Parafusos de rosca soberba – Utilizados para chapas de metal ou para unir peças de metal.
Parafusos de rosca soberba de cabeça redonda – Esses parafusos parcialmente auto-roscantes têm uma rosca mais fina e podem ser usados em metais macios ou duros.
Parafusos para máquina – Parafusos para máquina não têm ponta e são usados para unir peças de metal. São normalmente feitos de aço ou latão e quando o ambiente propicia a oxidação, devem ter um banho de níquel, zinco, cádmio ou galvanizados.
Parafusos de máquina – Esses parafusos têm a cabeça quadrada ou hexagonal e são fixados com uma chave de boca com porcas quadradas ou hexagonais.
Parafuso sextavado – Para trabalhos leves, podem ser usadas buchas de chumbo, plástico ou fibra para fixar os parafusos, sendo estes, muito resistentes.
Parafusos de fogão – Esses parafusos não são só para fogões; eles são bastante versáteis e podem ser usados para quase todos os serviços.
Parafusos franceses – São usados principalmente na fabricação de móveis. Eles têm uma cabeça redonda com um colar quadrado e são fixados no lugar com uma porca e uma chave de fenda. O colar prende-se à madeira evitando que o parafuso gire quando a porca é apertada.
Parafusos de alvenaria e buchas – Esses trabalham com o mesmo princípio do parafuso sextavado; uma bucha de plástico colocada no furo se expande quando o parafuso é apertado.

Tipos de parafusos
Listas de parafusos para aplicações específicas ou de fabricação diferenciada

Parafuso sem porca – Utilizado onde não há espaço para acomodar uma porca, sendo o parafuso acomodado em um furo.
Parafuso com porca – Também chamado de parafuso passante. Utiliza-se da porca e arruelas para a fixação correta.
Parafuso para pequenas montagens – Apresentam vários tipos de roscas e cabeças e são utilizados para metal, madeira e plásticos.
Parafuso de chamada (também chamado de parafuso de reclamo) – O parafuso que serve para ajustar o retículo do óculo no objecto de mira, no óculo astronômico.
Parafuso de pressão – Parafuso cujo fim é o aperto de uma peça ou objeto contra outro com força considerável devido à desmultiplicação do esforço que se consegue pelo parafuso.
Parafuso prisioneiro – Utilizado quando se necessita montar e desmontar parafuso sem porca a intervalos frequentes.
Parafuso Allen – É fabricado com aço de alta resistência à tração e submetido a um tratamento térmico após a conformação. Possui um furo hexagonal de aperto na cabeça, que é geralmente cilíndrica e recartilhada, para a utilização da chave Allen.
Parafuso de fundação farpado ou dentado – São feitos de aço ou ferro e são utilizados para prender máquinas ou equipamentos ao concreto ou à alvenaria. Têm a cabeça trapezoidal delgada e áspera que, envolvida pelo concreto, assegurando uma excelente fixação. Seu corpo é arredondado e com dentes, os quais têm a função de melhorar a aderência do parafuso ao concreto.
Parafuso auto-atarraxante – Possui rosca de passo largo em um corpo cônico e é fabricado em aço temperado. Pode ter ponta ou não e, às vezes, possui entalhes longitudinais com a função de cortar a rosca à maneira de uma tarraxa. As cabeças têm formato redondo, em latão ou chanfradas e apresentam fendas simples ou em cruz (tipo Phillips). Esse tipo de parafuso elimina a necessidade de um furo roscado ou de uma porca, pois corta a rosca no material a que é preso.